MINHA CIDADE SE FAZ DE ENCANTOS: O ENSINO
DE HISTÓRIA NO I CICLO - 3ºANO A
Adriane Cristine Silva
Neste texto
tenho por objetivo apresentar um relato de experiência realizado na turma
do 3º ano do 1º Ciclo, na Escola Estadual "13 de Maio",
através do projeto Minha Cidade se faz de Encantos. Em município de Porto Esperidião
Mato Grosso, na perspectiva de desenvolver atividades relacionadas ao
ensino de História dentro da temática cidades, e suas especificidades.
Assim o projeto se
articulou inicialmente direcionado para as áreas de História e Artes, depois
pelo fato da necessidade de atividades e ações interdisciplinares, realiza se
então atividades que envolveram geografia, ao analisarmos mapas e localizações
mediante instrumentos das tecnologias e cálculos de distancia, e a área de
Linguagem através da escrita e correção de poesias.
De acordo com a Instrução Normativa nº002/2015, do Conselho Estadual de Educação no Capítulo II, Seção I das disposições gerais a Composição da Educação Básica tem por finalidade o desenvolvimento da pessoa na sua totalidade por meio de uma articulação entre as áreas do conhecimento.
De acordo com a Instrução Normativa nº002/2015, do Conselho Estadual de Educação no Capítulo II, Seção I das disposições gerais a Composição da Educação Básica tem por finalidade o desenvolvimento da pessoa na sua totalidade por meio de uma articulação entre as áreas do conhecimento.
§3º Cada prática
pedagógica deve ser compreendida como parte integrante da totalidade representada
pela Educação Básica, superando as formas fragmentadas do currículo.
§5º A metodologia
articulará os saberes dos estudantes com o conhecimento historicamente
construído e organizado pela sociedade, para que o próprio estudante (re)
construa sua realidade, expressando-a em novas formas de pensar, agir e sentir,
rompendo com as velhas formas de planejar e ensinar, como por exemplo, a
reprodução do conhecimento livresco de acumulação e memorização.(MATO GROSSO,
2015, p23)
Compreendemos com a
legislação que se remete a organização do ensino em Mato Grosso a Necessidade
de nossas atividades pedagógicas, além de ter a ação interdisciplinar é preciso
configurar a história local e significativa a nossos alunos.
Para compreendermos as cidades
As cidades são, portanto, uma reflexão, porque, como já se disse, sua aparência torna os homens livres e iguais, mesmo que a realidade, com freqüência, permaneça longe do ideal. (LE GOFF, 1997, p. 91).
Aprendemos com o
historiador Jacques Le Goff, a perceber a cidade em sua realidade congruente, e
que se apresenta ainda com sinônimos de cultura, permeada por uma dinamicidade
própria, em vias de desenvolvimento constante de forma desordenada. Temos aqui
um tema relevante ao trabalho na escola, no interior das disciplinas, visto que
de forma ampla pode ser desenvolvido para atender as muitas áreas do
conhecimento. Através das cidades criadas em praticamente todas as sociedades
humanas para superar ou eliminar as distâncias e permitir as interações
sociais. Ao
pensar em áreas do conhecimento, para desenvolvermos a temática cidades
demonstramos ainda a relevância, pois trata-se de uma atividade
interdisciplinar e paralela as atividades desenvolvidas em sala de aula.
A partir do tema que
envolve cidades, ainda em Santo Agostinho entendemos as cidades não apenas
constituídas de pedras, ou o que temos hoje a dureza nas construções e o verde
de nossas matas nos arredores, mas uma constituição de cidadãos que perceberam
a sua constituição e contribuem com seu desenvolvimento no decorrer de suas
vidas.
Então temos a utilização da historia oral, que se desdobra diante de nós, em histórias contadas e recontadas pelos habitantes da cidade. A relevância do tema vincula-se também ao ritmo e estrutura da urbanização em nosso município de Porto Esperidião e ao aumento da população urbana observada em gráficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foi escolhia a
temática Cidades para podermos desenvolver a expressão do universo cultural de
nossos alunos, valendo-se de observações do local em que moram. Para ampliar o
conhecimento histórico e social da cidade de Porto Esperidião. Ainda, assim,
estimular o olhar da criança para a valorização do patrimônio cultural local,
observado na atividade desenvolvida.
A atividade desenvolvida
A partir dos estudos
relevantes a temática Cidades , em sala de aula, partimos para uma visita
exploratória na sede do município e depois foi solicitado para cada aluno
registrar por meio de desenhos, as suas impressões a partir de
observações de alguns locais da sede do município de Porto Esperidião. E em
seguida , escrever poesias com o tema: Cidade. Foram atividades
realizadas a partir do objetivo de constituir um Livro com as ilustrações e
poesias dos alunos envolvidos neste projeto.
Temos aqui um tema
relevante ao trabalho na escola, no interior das disciplinas, visto que de
forma ampla pode ser desenvolvido para atender a muitas áreas do
conhecimento. Através das cidades criada em praticamente
todas as sociedades humanas para superar ou eliminar as distâncias e permitir
as interações sociais.
A partir do tema
envolvendo Cidades, para Santo Agostinho as cidades não são apenas
constituídas de pedras, ou o que temos hoje a dureza nas construções e o verde de
nossas matas nos arredores, mas uma constituição de cidadãos que perceberam
a sua constituição no decorrer de suas vidas.
Através de
atividades interdisciplinares, com mapas, gráficos, história local, bairros,
total de população e ainda despertar habilidades artísticas,
capazes de construir um novo olhar, a partir de textos para
provocar reflexões, que dialoga com o mundo, a partir de dados
estatísticos sobre esta cidade de Porto Esperidião, em um percurso que se
descortina pela curiosidade, e pela leitura, mediante textos que abordem
a história de nossa cidade.
Enquanto educadores ao
desenvolvermos o projeto trabalhamos com a conscientização e motivação das
crianças e dos adolescentes para a sensibilização de um olhar mais
aguçado sobre a cultura local e sobre história que define a cidade de
Porto Esperidião, através da valorização do município e de seu patrimônio
natural, arquitetônico, cultural e histórico.
Aspectos Metodológicos
Nesta atividade
desenvolvida buscamos despertar habilidades artísticas, capazes de
construir um novo olhar, a partir de histórias, que provocam reflexões, que
dialoga com o mundo, e ainda a partir de dados estatísticos sobre esta cidade
de Porto Esperidião, em uma interação entre curiosidade, e pela leitura,
mediante textos que abordem a história de nossa cidade.
Para desenvolver
a conscientização e motivação das crianças e dos adolescentes e a
sensibilização de um olhar mais aguçado sobre a cultura local e sobre nossa
história que define as características culturais desta cidade de Porto
Esperidião. Agregando a oportunidade de desenvolver um material próprio
criado pelos alunos e para os alunos. Com isso, trabalharemos o fortalecimento
da cidadania, a valorização de seu município e de seu patrimônio natural,
arquitetônico, cultural e histórico.
Utilizamos da
história oral, através de relatos de moradores desta cidade e que se
disponham a contar histórias do cotidiano que compõem o universo de memórias
desta cidade, nas narrativas orais realizadas por meio de entrevistas aos
membros da família. Atividade realizada como o momento de tarefa de casa que
permitiu aos alunos a conversa, a escuta e principalmente a troca de
informações.
A docência envolve uma proposta pedagógica
e um modo de conceber a produção do conhecimento histórico que estão
intimamente ligados. A relação professor-aluno expressa sempre uma concepção de
historia mesmo quando professores e alunos não se dão conta disso (...). Embora
o passado enquanto tal não se modifique, a construção do conhecimento se
modifica de acordo com o modo pelo qual o historiador se vê no presente, pensa
o social e se insere nele, enquanto sujeito social e enquanto pesquisador
(Vieira, et al. 2007, p. 65)
Desenvolver as
atividades de história por meio de pesquisa permite o contato com aspectos
teóricos de forma prazerosa para despertar no aluno o sujeito pesquisador que
compõem o seu conhecimento além dos livros. E o contato com as várias fontes de
pesquisa nas séries iniciais, atividade fundamental.
Algumas Considerações
No processo de
elaboração do projeto que originou nesta pesquisa ação apuramos que a
dinamicidade da aula influencia a compreensão de aspectos teóricos da história
de forma a compreensão histórica se referir a épocas em sua dinamicidade e
diferenciação e com exatidão e interesse dos sujeitos envolvidos na educação.
Dentre os trabalhos
desenvolvidos, foram reproduzidos e impressos no formato de livro de
poesia, dando condições de um contato dos seus escritos como forma de dar
valor ao que é produzido extraclasse ou no interior da disciplina. E
esse formato de livro permite a difusão dos trabalhos, a valorização do
patrimônio local e o intercâmbio cultural dentro da escola.
Referências Bibliográficas
GOFF, Jacques Le et al. [org]. A nova história. Coimbra: Almedina, 1990.
________ Por amor às cidades. São Paulo: Editora
da UNESP, 1997.
________História e memória. Trad. de Benardo Leitão: 5ed. Campinas. São Paulo: Editora UNICAMP, 2004.
________História e memória. Trad. de Benardo Leitão: 5ed. Campinas. São Paulo: Editora UNICAMP, 2004.
HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia
Das Letras, 1998.
JULIA, Dominique. A
Cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n.1, p.
9-44,2001.
ROMANELLI, Otaíza de
Oliveira. História da Educação no Brasil
(1930-1973). Petrópolis: Vozes, 1998.
VIEIRA, Maria do Pilar
de Araújo et al. A Pesquisa em História.
São Paulo: Ática, 2007.
No ano passado desenvolvi um projeto referente ao patrimônio histórico do município o qual leciono, com uma turma do mesmo ano que o seu. Esse projeto teve frutos muito bons, inclusive com a confecção de material sobre a temática que ficaram disponíveis aos profissionais interessados. Gostaria de saber se foi possível fazer algo nesse sentido na sua escola, ou apenas foi pensado a produção por parte dos alunos. E quais transformações puderam ser percebidas a partir do projeto, tanto em relação ao que os alunos conheciam da história quanto da forma pela qual aprenderam. Quais pontos foram mais positivos e quais precisariam ser repensados?
ResponderExcluirSimone Aparecida Dupla
Olá Simone, Grata pela leitura a este texto. Olá foi realizada a atividade sim com os alunos, nas séries iniciais. Percebemos no decorrer do ano letivo a compreensão do espaço social cidade o que a envolve e as características históricas daqui. Os alunos produziram textos, relatos de pesquisa a campo e principalmente poesias a qual resultou num livro de poesias, mas que em função de falta de recurso apenas foi impresso e disponibilizado aos alunos.
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Adriane Cristine Silva
Vi que o estudo acima foi muito proveitoso e gostaria de realizar um trabalho de estágio com alunos e trabalhando também com multidisciplinaridade, incluindo aí o professor de Artes Visuais, seria interessante interessante incluir a cidade e sua geográfia ou apenas prédios históricos, monumentos e sua história de fundação?
ResponderExcluirBoa tarde Leandro, fiquei feliz por atrair a atenção sua neste texto. Como se trata de uma atividade multidisciplinar você poderá utilizar sim de atividades que envolvem português(produção de texto) - geografia (mapas)- matemática (calculo que envolve distancia entre bairros ou outro lugar) - Ciências ( com problemas que envolvem a cidade.Enfim é um projeto com certeza interessante e proveitoso.
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Adriane C. silva
Parabéns pelo seu artigo. Também abordei o tema história local em minha graduacao. Trabalhar história local envolve uma atitude muito atuante do professor, exigindo que ele assuma a sua postura como historiador-pesquisador. Mas não somente o professor deve ser responsável por buscar os dados da história da localidade, é interessante os alunos também serem agentes dessa busca, pois dessa forma eles podem compreender melhor como a história é feita. Gostaria de saber de forma mais enfatica, de que forma seus alunos participaram da aquisição de saberes sobre a cidade. Muito obrigada!
ResponderExcluirSimoniely Lilian Kovalczuk
Olá muito feliz em ver sua abordagem referente a esta atividade pedagogica, mas os alunos produziram textos referentes a aula á campo, estudamos mapas da cidade, e o ponto fundamental foi o tipo textual:Poesia. Cada alunos escreveu uma poesia referente a atividade e uma aluna foi a campeã da modalidade, em um evento organizado na escola a cada ano.
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Adriane Cristine Silva
Boa Tarde
ResponderExcluirAchei muito interessante o trabalho desenvolvido e acredito que tenha rendido bons frutos com os alunos.Gostaria de questionar como foi o trabalho com patrimônio histórico material com os alunos, tendo em vista a idade dos mesmos e como foi a resposta deles a esse trabalho?
Em se tratando de patrimonio abordei a temática em sala MONUMENTO, a explicação e os levei a analisar os monumentos da cidade.Ainda discuti assuntos referentes a definição - preservação e proteção - trouxe exemplos e no final eles identificavam o que seria patrimônio.
ResponderExcluirAtt
Adriane
Olá Adriane! Achei bem interessante o trabalho que você desenvolveu, gostaria de saber se a ideia do projeto partiu dos alunos ou da professora? Senti falta de algumas referências no texto. De que forma a matemática foi incluída nesse projeto? Quanto tempo foi disponibilizado até a conclusão? Teve participação dos outros professores, se sim, como foi feita?
ResponderExcluirObrigada!
Boa tarde! Grata pela leitura neste artigo que relato atividade desenvolvida a partir de um programa de formação PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, foi um projeto pensado no encerramento da formação e o levei para ser realizado em sala de aula. Houve outros professores que o realizaram com suas devidas turmas e foi num período de 2 meses, em dias alternados para a realização da atividade.
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Adriane
Adriane,
ResponderExcluirA meu ver, sua pesquisa não aborda apenas a cidade como tema, mas a relação que as crianças teceram com ela durante o passeio proposto, o que é uma excelente iniciativa pra partilhar com elas os sentidos da cidade. Fiquei muito curiosa em ver o que elas produziram, pois você fala sobre poesias e desenhos. Gostaria realmente de saber por que esses materiais não entraram no seu artigo? Como leitora, senti a falta desse material para me inserir no diálogo de forma mais completa. O que elas dizem nessas poesias? Elas falam da arquitetura, do clima do dia, das brincadeiras no espaço público, das relações sociais que esses espaços impõem, do que é bonito, o que é feio...? E nos desenhos, o que aparece? Quais as suas impressões sobre a produção delas? O que elas te convidaram a pensar, a questionar a olhar? Você se coloca no lugar de quem tá interessada em partilhar com essas crianças, e penso que isso poderia vir no texto também, até porque isso convida o leitor a apreciar junto contigo os processos de significação que essas crianças estão construindo sobre a cidade.
Um grande abraço!
Caroline Trapp de Queiroz.
Obrigada Caroline posso disponibilizar com certeza as impressões das crianças mas aqui não tem o local adequado e podemos trocar emails para que possa ter acesso a este material. foram poesias que abordavam lugares e detalhes que jamais imaginei perceber.
ExcluirVeja
IMAGINAÇÃO
A cidade tem papel e também tem o quartel
A cidade tem polícia e tem ciclista
A cidade tem creche, lanchonetee chiclete
E também tem praça igual vidraça
A prefeitura é igual cultura
O frio é igual o rio
A igreja é cereja
A flor é igual a dor
A casa é asa
Imaginação então... PORTO ESPERIDIÃO
(NathieliCebalho da Silva)
Que poesia maravilhosa, Adriane! Obrigada!
ExcluirNão as deixe mais de fora dos teus textos, isso dá vida, cara e concretude aos teus interlocutores, que no caso são as crianças.
Forte abraço,
Caroline Trapp de Queiroz.
Eliane Pereira de Souza
ResponderExcluirOlá Adriane, achei bastante interessante seu trabalho, principalmente porque você aliou teoria e prática, outra questão que achei bastante interessante no seu trabalho foi a maneira interdisciplinar que foi enfatizada. O tema cidade é um tema muito rico e faz parte dos conhecimentos prévios dos alunos o que torna a aula mais significativa. Adriane, após a realização do projeto você notou que os alunos passaram a ter mais interesse por assuntos ligados a sua cidade. O que você acha que foi mais significativo na realização do mesmo?
Abraços!
Eliane Pereira de Souza
Olá Eliane a princípio a preocupação era desenvolver o conteúdo, depois preocupei me com o nível de interesse dos alunos e só então aliei as demais disciplinas de forma significativa mas percebi o interesse da turma nas aulas.
ExcluirAtt
Adriane
Leandro Vieira Gusmão
ResponderExcluirOlá Adriane tudo bem? Gostaria de saber como foi trabalhar a questão patrimonial dentro da temática do seu trabalho. Você acredita que trabalhar com esse tipo de temática acaba desenvolvendo um sentimento de identidade nos discentes?
Abraços
Leandro Vieira Gusmão
Olá Leandro com toda certeza desperta no aluno o sentimento de pertencimento a cidade pois tinha alunos na epoca que vinham de bairros distantes e comunidades.
ResponderExcluiratt
Adriane
-Gostaria de fazer um trabalho como esse compredio Históricos,o que acha?
ResponderExcluirAlfredo Coleraus Sommer