O LAPHIS - Laboratório de Aprendizagem Histórica - surgiu no final de 2013, como um núcleo de estudos em teorias, metodologias e questões relacionada ao Ensino de História no Brasil. Ele compõe o Departamento de História da UNESPAR, Campus União da Vitória, e desde então, tem promovido uma série de palestras e eventos sobre o tema.
Dentro e fora da UNESPAR, o LAPHIS tem trabalhado e atuado junto a formação de professores, organizando encontros sobre a questão da aprendizagem histórica, formação e educação escolar, entre outros.
A organização do 2o Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História da UNESPAR vêm de encontro a proposta de dinamizar o uso de recursos tecnológicos modernos no debate sobre o ensino de História, promovendo um acesso amplo e gratuito aos estudantes e docentes de história.
Prof. Dulceli Tonet Estacheski [Diretora do LAPHIS]: Atualmente é professora do curso de História da UNESPAR, campus de União da Vitória nas disciplinas de Metodologia e Prática de Ensino de História, Estágio Supervisionado, Didática da História e Gênero e Diversidade na Escola. É fundadora do periódico 'Mais que Amélias', voltado para o estudo de questões de gênero e feminismo, além de ter coordenado o projeto 'Catadores da margem esquerda', de resgate e valorização da comunidade de catadores de papel na cidade de União da Vitória e adjacências. Integra igualmente o grupo 'Mais que Amélias', já citado, que promove ações de conscientização da lei e defesa contra crimes de gênero na cidade de União da Vitória e região.
Prof. André Bueno [Organização do Evento, integrante do LAPHIS]: É professor adjunto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro [UERJ]. Tem experiência na área de História e Filosofia, com ênfase em Sinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: China, pensamento chinês, cultura chinesa, história e filosofia antiga, interações culturais e ensino de história. É o fundador do Projeto Orientalismo, de difusão e pesquisa em História e Cultura asiática. Coordenou o Curso de História da UNESPAR - União da Vitória [2010-11], e atuou na comissão de planejamento institucional da FAFIUV [2009]. Tem mais de dez livros publicados sobre questões históricas da China, além de traduções e publicações em geral.
Prof. Everton Carlos Crema [Organização do Evento, integrante do LAPHIS]: Professor do Curso de História, da UNESPAR - FAFIUV - Universidade Estadual do Paraná - campus União da Vitória. Membro do Conselho de campus (2014-2016) Desenvolve projetos de pesquisa em História da Alimentação, Modernidade, História do Paraná, História Local e Ensino de História. Desenvolveu como Coordenador o Projeto: Os Catadores da Margem Esquerda: Coleta e Sobrevivência no Médio Iguaçu no século XXI. Coordena projeto de pesquisa e extensão - Linguagens e Tecnologias para o Ensino de História - Fundação Araucária. Membro fundador do LAPHIS - Laboratório de Aprendizagem Histórica - UNESPAR FAFIUV. Membro do Grupo de Pesquisa - Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado - vinculado a UFSC - CNPQ, Membro do grupo de Pesquisa História Intelectual, História dos Intelectuais e Historiografia - vinculado a UFPR-CNPQ e Membro do grupo de Pesquisa Cultura, Práticas Escolares e Educação Histórica - vinculado a UFPR-CNPQ.
Prof. José Maria Neto [Organização do Evento, Diretor do grupo Leitorado Antiguo, UPE]: Doutor em História pela UFPE, Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte, ministra as disciplinas de Antiguidade Pré-Clássica e Clássica. Membro permanente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (UPE). Líder do Leitorado Antiguo – grupo de ensino, pesquisa e extensão em História Antiga, dedica-se ao estudo da recepção da Antiguidade no mundo contemporâneo. É autor de Sonhos de Nabucodonosor (Edupe, 2014), e organizou as coletâneas Antigas Leituras: Diálogos entre a História e a Literatura (Edupe, 2012) e Antigas Leituras: Visões da China Antiga (Unespar, 2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de História; literatura e História; civilização: conceitos e debates; Antiguidade e Ensino de História.
Prof. Maria Regina Cândido [Organização do Evento, Coordenadora do NEA - Núcleo de Estudos da Antiguidade, UERJ]: Possui Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) com estágio na EFA: Escola Francesa de Atenas/Grécia e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) . Atualmente é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, coordenadora do Núcleo de Estudos da Antiguidade/NEA/UERJ (P.710/SR-3) e coordenadora do Curso de Especialização de História Antiga e Medieval da UERJ (Lato Senso). Atua junto ao programa de Pós Graduação da História Comparada/UFRJ e da Pós-Graduação de História da UERJ. Tem experiência na área de História, Filosofia , Antropologia e Arqueologia com ênfase em sociedades antigas grega e romana. Atua ativamente na área de orientação de alunos de graduação e da pós-graduação, recebendo, inclusive premiação PIBIC/UERJ, Moção de Honra e Reconhecimento da ALERJ. Membro da Society for Historical Archaeology - SHA/USA.
@
Dúvidas, questões, ajuda?
historiafafiuv@gmail.com